Upgrade de firmware do módulo ESP8266
Neste post vamos mostrar como realizar o upgrade de firmware do módulo wifi ESP8266, deixando o módulo mais estável e eliminando bugs das versôes anteriores. O módulo que utilizamos tem versão de firmware 1.1.1, mas o procedimento é o mesmo para outras versões.
Como interface entre o programa de gravação e o módulo ESP8266, vamos utilizar a serial do Arduino Uno (pinos 0 e 1). Você também pode utilizar um módulo FTDI para realizar essa comunicação serial.
Preparação do Arduino Uno
Antes de efetuar a montagem do circuito, carregue o programa abaixo no Arduino, para garantir que a porta serial não esteja ocupada:
void setup() { //vazio } void loop() { //vazio }
Circuito upgrade módulo ESP8266
Para realizar o upgrade, siga o esquema de ligação abaixo. Observe que na alimentação do módulo ESP8266 usamos uma fonte externa de 3.3V. Os push-buttons são utilizados para o reset do módulo e também para entrar em modo flash (gravação). Os resistores são de 10K:
Verificando a versão do firmware
Para verificar a versão do firmware antes de efetuar o upgrade, usamos o Termite (download), com a configuração de baud rate de 115200, padrão do ESP8266.
Digite o comando AT na parte inferior do programa, e o módulo deve responder com OK. Em seguida, digite AT+GMR para que seja exibida a versão atual do firmware:
A tela acima mostra que estamos utilizando o firmware SDK versão 1.1.1, com versão de comandos AT 0.25.0.0
Download Firmware ESP8266 e ESP Flash Download Tool
Para atualização do módulo, faça o download do ESP Flash Download Tool neste link. A versão que utilizamos é a 2.4:
A versão mais atual do firmware disponível no momento é a 1.5.0. Acesse este link e no final da página baixe o arquivo esp_iot_sdk_v1.5.0_15_11_27.zip. Note que essa é a versão utilizada para montar esse post, e pode ter sido atualizada.
Preparação do ESP Flash Download Tool
Nesse passo vamos entrar no ESP Flash Download Tool para ler as informações do módulo e preparar o processo de upgrade. Ao executar o programa, são abertas duas janelas: a tela principal do programa, e uma tela de log:
Selecione a porta COM na parte inferior do programa. No circuito, mantenha pressionado o botão RST, e em seguida pressione o botão Flash. Solte então o botão RST e solte o botão flash, para que o módulo entre em modo de programação. De volta ao programa, acione o botão START para que as informações do módulo sejam lidas e mostradas em DETECTED INFO, no lado direito:
Selecione a opção SpiAutoSet e selecione os 4 arquivos abaixo, em Download Path Config:
ESP8266_Flash_tool\Firmware\esp_iot_sdk_v1.5.0\bin\esp_init_data_default.bin
ESP8266_Flash_tool\Firmware\esp_iot_sdk_v1.5.0\bin\blank.bin
ESP8266_Flash_tool\Firmware\esp_iot_sdk_v1.5.0\bin\boot_v1.4(b1).bin
ESP8266_Flash_tool\Firmware\esp_iot_sdk_v1.5.0\bin\at\512+512\user1.1024.new.2.bin
Preencha também os endereços (ADDR), ao lado de cada arquivo, conforme a tela abaixo. A tela do ESP Flash ficará assim:
Pressione START para que o upgrade seja iniciado. A tela de console mostra o status da gravação e a porta serial sendo fechada (com closed), ao final do processo:
Após o update, desligue a energia do módulo e ligue-o novamente.
Versão do firmware atualizado
Utilize novamente o Termite para verificar a versão atualizada do firmware, com o comando AT+GMR, como fizemos no início do procedimento:
A nova versão do firmware é a SDK 1.5.0, com versão de comandos AT 0.51.0.0.
Nessa nova versão de comandos AT, para alterar o baud rate (velocidade de comunicação) do módulo , utilize o comando AT+UART_DEF. Para alterar a velocidade para 9600, por exemplo, utilize:
AT+UART_DEF=9600,8,1,0,0
Confira também o nosso tutorial de utilização do ESP8266 com web server no post Tutorial Módulo Wireless ESP8266 com Arduino.
Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!
Site: Blog FILIPEFLOP