Programando o Arduino Pro Mini com Cabo Conversor USB TTL
Com o Cabo Conversor USB TTL PL-2303HX você pode fazer a comunicação entre o seu computador e dispositivos que utilizam comunicação serial RS232. Como exemplo de uso, vamos utilizar esse cabo para programar um Arduino Pro Mini.
O cabo conversor USB TTL funciona praticamente da mesma forma que o módulo FTDI FT232RL, mas o cabo não envia o sinal de reset para o micontrolador, e neste tutorial vamos mostrar como fazer isso manualmente.
Drivers cabo USB TTL
Ao conectar o cabo, a instalação dos drivers no Windows é feita automaticamente, e um dispositivo chamado Prolific USB-to-Serial Comm Port é adicionado ao gerenciador de dispositivos:
Na imagem acima, o dispositivo foi reconhecido com a porta Serial COM30. Caso o dispositivo não seja instalado automaticamente, você pode utilizar os drivers deste link.
Conexão do cabo conversor USB TTL
O cabo conversor USB TTL tem 4 conectores/fios, dois para alimentação e dois de dados:
- Preto – GND
- Verde – TX
- Branco – RX
- Vermelho – Vcc
Conecte os 4 fios ao Arduino Pro Mini 5V conforme a imagem abaixo. Repare que o pino TX do cabo vai no pino RX do Arduino, e o RX ao TX:
Para utilizar o cabo conversor USB TTL com dispositivos que trabalham com 3.3V, retire a capa do conector USB, remova o fio vermelho do pino 5V e solde-o novamente no pino 3.3V.
Upload de programa para o Arduino Pro Mini
Antes de carregar o programa no Arduino, certifique-se de que o Arduino Pro Mini e a porta COM estejam selecionados corretamente na IDE:
Ao realizar o upload, aguarde a mensagem de Carregando aparecer na parte de baixo da tela, indicando que o programa começou a ser transferido para a placa. Nesse momento, aperte o botão RESET do Arduino. Esse procedimento de reset deve ser feito logo após o início do carregamento, senão não vai funcionar.
Se você fez todo o procedimento corretamente, a mensagem Carregado deve aparecer em poucos instantes.
Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!
Site: Blog FILIPEFLOP