As placas Raspberry Pi são reconhecidas como uma das plataformas de desenvolvimento e prototipação de sistemas embarcados mais versáteis e populares do mercado. Seja para aplicações educacionais, projetos de hobby ou soluções profissionais com Linux embarcado, a linha Raspberry Pi oferece diversas possibilidades. Pensando em expandir ainda mais o potencial multimídia desses dispositivos, foi lançado o Raspberry Pi Monitor 15.6″, uma solução projetada para proporcionar uma experiência de vídeo e áudio de alta qualidade.
Neste artigo, você encontrará uma visão geral do novo Raspberry Pi Monitor, explorando suas especificações técnicas, formas de utilização com a Raspberry Pi e os principais casos de uso desse monitor.
Conheça o Raspberry Pi Monitor
O Raspberry Pi Monitor 15.6” é um monitor com áudio integrado lançado recentemente pela Raspberry Pi Foundation. Ele pode ser visto na figura 1.
Por contar com tela e som integrado, o produto é uma solução bastante interessante para quem deseja usar a Raspberry Pi como um mini-computador standalone, ou seja, deixar a Raspberry Pi funcionando como uma estação de trabalho fixa, com suporte a áudio e vídeo.
Em termos de conectividade, o monitor utiliza HDMI para áudio e vídeo e uma entrada USB-C para alimentação. Desta forma, é possível alimentá-lo através de uma das USBs já disponíveis nas placas da linha Raspberry Pi e ligar o monitor à saída HDMI delas. Observe a figura 2.
Aqui, há um ponto de atenção: as placas Raspberry Pi mais novas possuem conectores HDMI menores (micro HDMI, para as Raspberry Pi 4 e 5), sendo neste caso necessário usar um cabo micro HDMI ou um adaptador HDMI para ligar a placa ao monitor.
Embora este monitor tenha sido originalmente projetado para funcionar com as placas da linha Raspberry Pi, ele é pode ser usado com quaisquer outros computadores e placas que possuam saída HDMI. Sendo assim, a depender da placa de vídeo do seu computador, este monitor pode servir também como uma segunda tela ou tela auxiliar. Inclusive, ele já acompanha furação padrão VESA, conforme mostra a figura 3.
Características do Raspberry Pi Monitor
O monitor apresenta as seguintes especificações técnicas:
- Tamanho da tela: 15,6 polegadas
- Tipo da tela: LCD IPS
- Resolução: full HD (1920 x 1080)
- Brilho: 250 cd/m²
- Cores: 16,2 milhões de cores
- Conexões: Entrada HDMI para vídeo, saída para fone de ouvido P2 (3,5mm) e USB-C para para alimentação
- Áudio: 2 alto-falantes integrados, com 1,2W de potência cada um
- Dimensões: 36 cm x 23,7 cm x 2 cm
- Consumo de energia: 5W (alimentação de 5V via USB-C)
Resolução full-HD
Um dos pontos altos deste monitor é a resolução da tela. Ele possui resolução full HD (1920 x 1080), o que aliado ao seu tamanho de 15.6 polegadas torna a qualidade de imagem dele muito boa e nítida. Além disso, a tela é do tipo LCD IPS, o que confere qualidade de imagem superior se comparada a telas LCD comuns encontradas no mercado.
Ter uma resolução full-HD e ter tela FPS são características especialmente úteis para quem usa a Raspberry Pi junto com interfaces gráficas, como por exemplo em: softwares supervisórios, IHMs (Interfaces Homem-Máquina) e dashboards em Node-RED. Ainda, para aqueles que gostam de jogar games retrô, é possível fazer do combo placa Raspberry Pi + Raspberry Pi Monitor 15.6” uma estação de jogos compacta e com ótima qualidade de imagem, eliminando também a necessidade de alto-falantes, uma vez que o produto já possui áudio integrado.
Sistema de áudio integrado
Os dois alto-falantes de 1,2W já integrados ao Raspberry Pi Monitor 15.6” conferem uma versatilidade adicional, uma vez que não é preciso utilizar caixas de som externas quando estiver usando o monitor. As saídas do áudio integrado estão em destaque na figura 4.
Os alto-falantes integrados são suficientes para ouvir som em ambientes pequenos, como um quarto ou uma sala de estudos. Embora o volume máximo não seja muito alto, ele é funcional para notificações sonoras, jogos e aplicações multimídia simples. Se for necessário um áudio mais alto ou mais claro, é possível conectar ao monitor fones de ouvido ou caixas de som externas na saída de áudio P2 do monitor..
Apoio do monitor na mesa
O produto possui, na parte traseira, um apoio regulável. Este apoio o permite ser apoiado na mesa em diversos ângulos, de acordo com a sua aplicação.
Observe na figura 5 o monitor apoiado na mesa através desse apoio mencionado.
Botões de controle
Os botões de controle de volume, brilho e tecla liga/desliga do monitor encontram-se na parte traseira do mesmo, conforme destacado em azul na figura 6.
Como usar o Raspberry Pi Monitor?
Usar o Raspberry Pi Monitor é super simples, pois é plug-and-play. Para utilizá-lo junto a uma Raspberry Pi ou outro dispositivo qualquer que possua saída HDMI, siga os passos abaixo:
- Conexão de vídeo: use um cabo HDMI comum para conectar a saída HDMI do dispositivo à entrada HDMI do monitor. Aqui, como mencionado anteriormente neste artigo, você pode precisar de um cabo micro HDMI ou um adaptador HDMI.
- Alimentação: conecte o monitor a uma fonte de alimentação USB (5V, com saída mínima de corrente de 1A) através do cabo USB-C já fornecido com o monitor. Caso for utilizar o monitor junto com a placa Raspberry Pi, você pode utilizar uma de suas portas USB para alimentar o monitor.
- Ligue tudo: agora, basta ligar o dispositivo e o monitor e pronto, você tem imagem e áudio em um só periférico.
Aplicações do Raspberry Pi Monitor
A combinação da Raspberry Pi com o Raspberry Pi Monitor 15.6″ abre um leque enorme de possibilidades de projetos e soluções.
Abaixo, estão listados alguns exemplos de projetos e soluções que você pode fazer:
- Dashboards IoT: visualize e controle dispositivos conectados em tempo real usando ferramentas como Node-RED ou Grafana.
- Estudos e educação: compacto e leve para uso em laboratórios, aulas de programação ou eletrônica.
- Jogos retrô: junto com uma Raspberry Pi, o conjunto pode virar uma estação de jogos retrô emulados, oferecendo imagem de alta qualidade e áudio num só periférico.
- Automação residencial: usado em conjunto com plataformas de automação residencial – como o Home Assistant, por exemplo – é possível monitorar e controlar luzes, tomadas inteligentes e eletrodomésticos conectados à sua rede local.
- Estação de trabalho standalone: usando o monitor em conjunto com uma Raspberry Pi, você tem uma estação de trabalho suficiente para fazer tarefas do dia a dia, como editar textos, planilhas, navegar na internet e escrever e ler e-mails.
- Entretenimento: é possível transformar o conjunto Raspberry Pi + monitor em uma central multimídia.
Conclusão
O Raspberry Pi Monitor 15.6″ é uma escolha excelente para quem busca qualidade e praticidade de ter imagem e áudio em um só periférico. Sua tela full HD, áudio integrado e design versátil tornam este monitor uma ferramenta interessante para uma ampla variedade de projetos. Seja você um entusiasta, educador ou profissional, ele certamente atenderá às suas necessidades.
Com as informações fornecidas neste artigo, você está pronto para explorar todo o potencial deste periférico.
Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.
O post Conheça o novo Raspberry Pi Monitor 15.6″ apareceu primeiro em MakerHero.